quinta-feira, 24 de setembro de 2009

EEEPSG Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller

Rua Presidente Marques, esquina com a Av. Getúlio Vargas, na Praça General Mallet, 150, Centro, em Cuiabá - Fone: 3613-6300.


PLANO DE AULA

1. IDENTIFICAÇÃO:

Aula:01
Disciplina: Filosofia
Curso/Nível: 3º Ano do Ensino Médio
Carga Horária: 55 minutos
Período letivo: 2009/2
Professor: Lionês Araújo dos Santos*
E-mail/msn: lionessantos@hotmail.com
Blog: www.ciberfuturo.blogspot.com
Tel. (65) 3023-4885
Cel. (65) 99145993

2. ASSUNTO:

Montesquieu, Divisão dos Poderes, Poder Legislativo, Poder Executivo, Poder Judiciário e organização do Estado Moderno.

3. OBJETIVO DA AULA:

Familiarizar os estudantes com as idéias do pensador político Montesquieu. Introduzir o conceito da Tripartição dos Poderes e sua relevância no campo jurídico e na organização administrativa do Estado Moderno.

4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: (CONTEÚDO DISTRIBUÍDO EM SUB UNIDADES)

Unidade 1: A Tripartição dos Poderes segundo Montesquieu
1.1 Apresentação do autor – (05 min.)
Os alunos irão aprender nesta aula:
1.2 A função do Poder Legislativo – (10 min.)
1.2. A função do Poder Executivo – (10 min.)
1.2. A função do Poder Judiciário – (10 min.)
1.2. A consolidação da organização do Estado Moderno nos Três Poderes -(10 min.)

5. AVALIAÇÃO:

Ao final da aula será solicitado aos alunos que elaborem e entreguem uma breve resenha da aula (10 min.)

6. REFERÊNCIA

MONTESQUIEU. Do Espírito das Leis. (Coleção Os Pensadores vol. XXI). São Paulo, SP: Editora Abril Cultural, 1973.


*Lionês Araújo dos Santos é Professor efetivo para o ensino de Filosofia na Rede Estadual de Educação Básica/SEDUC/MT – lotado na EEEPSG Liceu Cuiabano Maria da Arruda Muller.

Roteiro para Elaboração de um Plano de Aula

Escola Estadual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Muller”
Praça General Malet, 150 – QuilomboFone: 3322-0242

TEMA: HOJE, AGORA; ocorreu no passado: ONTEM, ANTEONTEM; ou irá ocorrer no futuro: AMANHÃ.

AUTOR: Sérgio Pereira Maiolini.

ESTRUTURA CURRICULAR:
Modalidade: Ensino Médio
Componente: Aula de Linguagem

DADOS DA AULA:
O que o aluno poderá aprender com esta aula – irá trabalhar os sinais de expressões temporais que indicam o tempo passado, presente e futuro. Mostrar como o tempo é marcado sintaticamente através de advérbios de tempo que indicam se a ação está ocorrendo no presente
Duração das atividades: 2 aulas de 50 minutos cada).

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno os conhecimentos prévios são noções de advérbios de tempo.

É possível estabelecer com a Interdisciplinaridade através dessa aula?

Através desta aula podemos citar outras disciplinas, fazendo ligação interdisciplinar, ou mesmo utilizar as matérias disciplinares para ensinar a Libras.

Estratégias e recursos da aula:
Trabalhar e reconhecer sempre em contexto com expressões e advérbio de tempo (freqüência).
Nunca, nunca mais, nunca vi
Sempre / continuar, mesmo (a), mesma coisa / mesmo lugar
Freqüentar / frequentemente

Apresentação dos resultados:
O professor apresenta os sinais, expressões e sinais soletrados e utilizando os contextos.
Exemplos:

1- NUNCA
Eu nunca viajei para Europa.
Ele (a) nunca comeu pizza de chocolate.
Ele (a) nunca visitou o zoológico.

2- NUNCA VI
Nunca vi um carro laranja.
Nunca vi bolo de tangerina.
Nunca vi uma zebra.

3- NUNCA MAIS
Nunca mais como pizza de alho porque o sabor é forte.
Nunca mais assisto filme de terror.
Nunca mais estudo de madrugada.

4- SEMPRE / CONTINUAR, MESMO (A)
Eu sempre leio antes de dormir.
Ele (a) sempre viaja para praia.
Ele (a) sempre faz bolo.

5- MESMA COISA
Ela fala a mesma coisa todo dia.
Ele usa a mesma camisa.
Ela sempre usa o mesmo esmalte.

6- MESMO LUGAR
Eles vão se encontrar no mesmo lugar.
A festa será no mesmo lugar.
Ela mora na mesma casa.

7- FREQUENTAR / FREQUENTEMENTE
Eu freqüento o curso de inglês desde os 10 anos.
Ele freqüenta a praia diariamente.
Ele falta as aulas frequentemente.

8- HOJE
Hoje eu vou passear.
Hoje vou no supermercado.
Que dia é hoje?

9- AGORA
Eu vou fazer prova agora.
Eu preciso tirar xerox agora.
Ela vai embora agora.

10- ONTEM
Ontem eu fui na rua 25 de março.
Ontem ela (e) foram ao clube.
Ontem fez muito frio.

11- ANTEONTEM
Anteontem teve sol.
Eu cheguei em São Paulo anteontem.

12- AMANHÂ
Amanhã eu vou pintar um quadro.
Amanhã é que dia?
O que você vai fazer amanhã?
Recursos didático-pedagógico:
Retro – projetor, folhas para exercícios, livro.:
Será utilizada projeção com frases em LIBRAS, palavras e dicionário de Libras em DVD.

Avaliação: A avaliação será feita através de dialogo sinalizado de forma que, em dupla, cada aluno produzirá 2 frases em LS, que será avaliado pelo companheiro, além da avaliação contínua.


Bibliografia:
- FELIPE, Tanya Amara . Libras em contexto - Curso Básico - Livro do Estudante. 8. ed. Brasília: MEC, 2007.
- QUADROS, Ronice Muller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1997.
- QUADROS, R.M. De & KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudo lingüísticos. ArteMed: Porto Alegre, 2004.

sábado, 19 de setembro de 2009

PLANO DE AULA - AS CORES EM LIBRAS

Roteiro para Elaboração de um Plano de Aula

Escola Estadual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Muller”
Praça General Malet, 150 – Quilombo
Fone: 3322-0242

TEMA: As cores em Libras

AUTOR: Suammy Priscila

ESTRUTURA CURRICULAR:
Modalidade: Ensino Médio
Componente: Aula de Linguagem

DADOS DA AULA:
O que o aluno poderá aprender com esta aula – os alunos aprenderão as cores na Língua de Sinais.
Duração das atividades: 1 hora/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: teremos estudando antes o alfabeto em libras, as configurações de mãos e os parâmetros utilizados na Libras, para facilitar a produção dos sinais.
É possível estabelecer com a Interdisciplinaridade através dessa aula? É possível trabalhar junto com essa aula a disciplina de artes, inglês e espanhol, levando os alunos a relacionarem as 4 línguas.
Estratégias e recursos da aula:
Primeiro Momento: relembrar os parâmetros e alfabeto.
Segundo Momento: exposição dos sinais das cores.
Terceiro Momento: exercício com cartões coloridos, sendo apresentados e cada aluno precisa fazer o sinal.
Apresentação dos resultados:
Primeiro Momento: exercício em libras (caça palavras) para treinar o alfabeto.
Segundo Momento: o professor fará os sinais e os alunos tentam descobrir que palavra seria pela forma que o sinal tem. Depois de cada sinal, os alunos fazem a datilologia da palavra para relembrar o alfabeto.
Recursos Complementares: cartões coloridos, folha de a4 com o jogo de caça palavras.
Avaliação: A avaliação será feita continuamente, a partir das produções dos sinais feito pelos alunos.
Bibliografia: Dicionário de Libras do Estado de São Paulo. Site Acessa Brasil. Dicionário Trilingue Capovilla.

PLANO DE AULA - INICIAÇÃO À LIBRAS

Roteiro para Elaboração de um Plano de Aula

Escola Estadual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Muller”
Praça General Malet, 150 – Quilombo
Fone: 3322-0242

TEMA: Iniciação à Libras

AUTOR E CO-AUTOR(es): Sérgio Maiolini, Suammy Priscila.

ESTRUTURA CURRICULAR:
Modalidade: Ensino Médio
Componente: Aula de Linguagem

DADOS DA AULA:
O que o aluno poderá aprender com esta aula – noções da história da Libras e a base fundamental desta língua (alfabeto e configuração de mãos)
Duração das atividades: 4 aulas de 50 minutos cada).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno os conhecimentos prévios são o alfabeto e noções básicas de Língua Portuguesa.
É possível estabelecer com a Interdisciplinaridade através dessa aula? Através desta aula podemos citar outras disciplinas, fazendo ligação interdisciplinar, ou mesmo utilizar as matérias disciplinares para ensinar a Libras.
Estratégias e recursos da aula:
Primeiro Momento: sondagem dos conhecimentos prévios do aluno.
Segundo Momento: breve histórico sobre a Língua de Sinais (LS), sua importância e uso.
Terceiro Momento: exposição do alfabeto em LS
Quarto momento: exposição do dicionário de Libras em DVD
Apresentação dos resultados:
Primeiro Momento: em dupla, o aluno produzirá seu nome em LS
Segundo Momento: os alunos farão a datilologia de uma palavra sugerida pelo professor no projetor de imagem.
Recursos Complementares: será utilizada projeção com os alfabetos e as palavras e dicionário de Libras em DVD.
Avaliação: A avaliação será feita através de ditado sinalizado de forma que, em dupla, cada aluno produzirá 5 palavras em LS, que será avaliado pelo companheiro, além da avaliação contínua.
Bibliografia: Dicionário de Libras do Estado de São Paulo. Site Acessa Brasil. Dicionário Trilingue Capovilla.

Roteiro para Elaboração de um Plano de Aula - Iniciação à Libras

Roteiro para Elaboração de um Plano de Aula

Escola Estadual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Muller”
Praça General Malet, 150 – Quilombo
Fone: 3322-0242

TEMA: Iniciação à Libras

AUTOR E CO-AUTOR(es): Sérgio Maiolini, Suammy Priscila.

ESTRUTURA CURRICULAR:
Modalidade: Ensino Médio
Componente: Aula de Linguagem

DADOS DA AULA:
O que o aluno poderá aprender com esta aula – noções da história da Libras e a base fundamental desta língua (alfabeto e configuração de mãos)
Duração das atividades: 4 aulas de 50 minutos cada).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno os conhecimentos prévios são o alfabeto e noções básicas de Língua Portuguesa.
É possível estabelecer com a Interdisciplinaridade através dessa aula? Através desta aula podemos citar outras disciplinas, fazendo ligação interdisciplinar, ou mesmo utilizar as matérias disciplinares para ensinar a Libras.
Estratégias e recursos da aula:
Primeiro Momento: sondagem dos conhecimentos prévios do aluno.
Segundo Momento: breve histórico sobre a Língua de Sinais (LS), sua importância e uso.
Terceiro Momento: exposição do alfabeto em LS
Quarto momento: exposição do dicionário de Libras em DVD
Apresentação dos resultados:
Primeiro Momento: em dupla, o aluno produzirá seu nome em LS
Segundo Momento: os alunos farão a datilologia de uma palavra sugerida pelo professor no projetor de imagem.
Recursos Complementares: será utilizada projeção com os alfabetos e as palavras e dicionário de Libras em DVD.
Avaliação: A avaliação será feita através de ditado sinalizado de forma que, em dupla, cada aluno produzirá 5 palavras em LS, que será avaliado pelo companheiro, além da avaliação contínua.
Bibliografia: Dicionário de Libras do Estado de São Paulo. Site Acessa Brasil. Dicionário Trilingue Capovilla.

Roteiro para Elaboração de um Plano de Aula - Iniciação à Libras

Roteiro para Elaboração de um Plano de Aula

Escola Estadual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Muller”
Praça General Malet, 150 – Quilombo
Fone: 3322-0242

TEMA: Iniciação à Libras

AUTOR E CO-AUTOR(es): Sérgio Maiolini, Suammy Priscila.

ESTRUTURA CURRICULAR:
Modalidade: Ensino Médio
Componente: Aula de Linguagem

DADOS DA AULA:
O que o aluno poderá aprender com esta aula – noções da história da Libras e a base fundamental desta língua (alfabeto e configuração de mãos)
Duração das atividades: 4 aulas de 50 minutos cada).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno os conhecimentos prévios são o alfabeto e noções básicas de Língua Portuguesa.
É possível estabelecer com a Interdisciplinaridade através dessa aula? Através desta aula podemos citar outras disciplinas, fazendo ligação interdisciplinar, ou mesmo utilizar as matérias disciplinares para ensinar a Libras.
Estratégias e recursos da aula:
Primeiro Momento: sondagem dos conhecimentos prévios do aluno.
Segundo Momento: breve histórico sobre a Língua de Sinais (LS), sua importância e uso.
Terceiro Momento: exposição do alfabeto em LS
Quarto momento: exposição do dicionário de Libras em DVD
Apresentação dos resultados:
Primeiro Momento: em dupla, o aluno produzirá seu nome em LS
Segundo Momento: os alunos farão a datilologia de uma palavra sugerida pelo professor no projetor de imagem.
Recursos Complementares: será utilizada projeção com os alfabetos e as palavras e dicionário de Libras em DVD.
Avaliação: A avaliação será feita através de ditado sinalizado de forma que, em dupla, cada aluno produzirá 5 palavras em LS, que será avaliado pelo companheiro, além da avaliação contínua.
Bibliografia: Dicionário de Libras do Estado de São Paulo. Site Acessa Brasil. Dicionário Trilingue Capovilla.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Escola Estadual Liceu Cuiabano
Rua Presidente Marques, esquina com a Av. Getúlio Vargas, na Praça General Mallet, 150, Centro, em Cuiabá - Fone: 3613-6300 – 10/09/2009 - Tema: Peste Bubônica na Idade Media
Autor : Robinson (História)

OBJETIVO
Mostrar o clima de medo vivido pelos judeus durante o período do nazismo.

CONTEÚDO
Filme “Os Anjos da Guerra”

ESTRÁTEGIA
1º momento:
Apresentar o período em que se trata o filme.

2º momento:
Passar o filme.

3º momento:
Após a exibição de o filme abrir um bate papo.

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados de acordo com a atividade desenvolvida, observando os critérios de participação.

Material
Quadro, giz, DVD, data-show, caderno, caneta.

Foi muito interessante planejar essas aulas utilizando filmes. As aulas com os filmes foram satisfatórias pois prenderam a atenção dos alunos e atiçaram sua curiosidade a respeito dos temas apresentados. Consegui chegar ao objetivo proposto pelas aulas que utilizei filmes.
Escola Estadual Liceu Cuiabano
Rua Presidente Marques, esquina com a Av. Getúlio Vargas, na Praça General Mallet, 150, Centro, em Cuiabá - Fone: 3613-6300 – 10/09/2009 - Tema: Peste Bubônica na Idade Media
Autor : Robinson (História)

3ª SERIE


OBJETIVO
Verificar o nível de conhecimento dos alunos sobre o tema Independência do Brasil.

CONTEÚDO
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

ESTRÁTEGIA
1o Momento
Entregar uma folha com as questões e pedir para colocarem o nome;

2o Momento
Esperar um tempo de 20 minutos para devolverem a folha respondida;
Permitir discussão com os colegas sobre as questões;

3o Momento
Após receber as folhas respondidas, projetar em DATA SHOW as questões e suas alternativas;
Solicitar que cada aluno responda uma das questões.
Responder fazendo um debate dinâmico com os alunos sobre as alternativas, questionando os alunos porque estariam corretas ou erradas.

4o Momento
NO FIM DA AULA: Pedir para que façam um fichamento no caderno do capítulo Independência do Brasil. Dizer que será objeto de outra atividade na próxima aula. (Será explicado como fazer o fichamento).

RECURSOS
- Caderno, papel, canetas, data show e cópias das questões.

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados de acordo com a atividade desenvolvida, observando os critérios de entendimento dos principais fatos da Independência do Brasil e a participação de cada aluno atividades em grupo.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Roteiro para Elaboração de um Plano de Aula

Cabeçalho (nome da escola, endereço, cidade, telefone, data).
Tema (tema da aula, ex: Origem do Teatro Grego).
Autor e Co-autor(es) (os autores e professores que participaram do preparo da aula).
Estrutura Curricular (uma pequena listagem com: a modalidade, componente curricular e tema). Dados da Aula: (abaixo).
O que o aluno poderá aprender com esta aula (capacidades= habilidades + competências). Duração das atividades (estimativa de aulas necessárias para desenvolver a aula programada, ex: 6 aulas de 50 minutos cada).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno (conhecimentos já trabalhados anteriormente para que se dê prosseguimento a aula proposta, caso não tenha coloque: Não são necessários conhecimentos prévios).
É possível estabelecer com a Interdisciplinaridade através dessa aula? (caso sim coloque aqui quais as disciplinas que poderiam trabalhar e como – resumidamente)
Estratégias e recursos da aula (desenvolvimento da aula, os passos seguidos pelo professor, exemplo: Primeiro Momento, Segundo Momento, etc.).
Apresentação dos resultados (os resultados obtidos com a aula – trabalhos feitos pelos alunos e pelo professor).
Recursos Complementares (como sites de onde retiraram observações e sugestões, data-show, DVD, etc.).
Avaliação (O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das capacidades a serem desenvolvidas durante a atividade.
Lembrando que a avaliação deve ser feita a cada momento, no sentido de avaliar todo o processo de aprendizagem do aluno, uma avaliação formativa). Bibliografia (consultada e de apoio).

Observação: Caros Cursistas-Professores, que lembrá-los que essa atividade será postada no Blog (internet), portanto, como professores, precisamos primar pela escrita.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Plano de aula/musicalidade(Simone Ormonde)

Plano de Aula
Escola Estadual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Muller”
Praça General Malet, 150 – Quilombo.
Fone: 33214523/33220242
Tema: Hipertexto/Intertexto através da música.
Autor: Simone Vieira Ormonde
Estrutura Curricular:
Modalidade: Ensino Médio
Componente: Área de Linguagem
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula: fazer análise da letra da música “Saiba” de Arnaldo Antunes identificando o intertexto e o hipertexto existentes.
Duração das atividades: 04 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: os alunos farão uma pesquisa sobre intertexto e hipertexto na área de linguagem e a partir da fundamentação teórica da temática do hipertexto e do intertexto fazer a análise da música.
É possível estabelecer com a Interdisciplinaridade através dessa aula? Sim, as disciplinas de História e Filosofia ajudam a focar as temáticas da música.
Estratégias e recursos da aula:
1º Momento: socializaremos um breve histórico da pesquisa realizada sobre hipertexto e intertexto para que não haja dúvidas quanto ao conceito de cada um;
2º Momento: ouvir a música cantá-la assistindo o clipe pelo site do youtube.
3º Momento: pedir que os alunos encontrem recortes, imagens que se relacionem com a temática da música Saiba.
4º Momento: socializar as figuras e recortes que identifiquem a letra da música na relação do intertexto, ou seja, múltiplas vozes no texto e o contexto de que todos na letra da música são seres humanos e o que cada um vai ser depende do momento histórico.
5º Momento: estabelecer hiperlinks que liguem à relação foto/texto através de figuras, legendas, sinais como asteriscos.
Apresentação dos resultados:
→ os alunos perceberam as diferenças e semelhanças sociais, culturais e religiosas existentes;
→ as relações espaço/ambiente;
→ interpretaram a temática do amor e do cotidiano;
→ a suavização das batidas fortes e ritmo acelerado;
→ os aspectos sociais, lingüísticos e cognitivos da letra da música.
Recursos Complementares: além das aulas serem ministradas na sala da informática, foram utilizadas revistas, jornais, sites do youtube, do vagalume para fazer a interação dos hiperlinks.
Avaliação: será contínua ao longo da execução da atividade buscando perceber o nível de compreensão do texto (música) e a interação cognitiva.
Bibliografia:
- O hipertexto no Contexto Educacional/ Maria Helena Pereira Dias.
- KOCH - A Interação pela Linguagem. São Paulo.
- A Intertextualidade e o ensino da Língua Portuguesa/ Renata da Silva Barcellos.
- www.youtube.com
- www.vagalume.com.br

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

ESPECIFICIDADE: Ensino Médio Integrado e Profissionalizante - EMIEP
ESPECIFICIDADE: Ensino Médio Integrado e Profissionalizante - EMIEP

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Boas Vindas

Olá cursistas da TIC!
Postem aqui o Plano de Aula sistematizado pelo grupo de professores bem como o Plano de Aula Individual.
Aproveitem para postar textos de interesse educacional, divulguem e utilizem como uma ferramenta a mais para a educação.
Esse é o blog de vocês - utilizem.
Bom trabalho!
Professora Formadora Itamara.