segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Plano de aula/musicalidade(Simone Ormonde)

Plano de Aula
Escola Estadual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Muller”
Praça General Malet, 150 – Quilombo.
Fone: 33214523/33220242
Tema: Hipertexto/Intertexto através da música.
Autor: Simone Vieira Ormonde
Estrutura Curricular:
Modalidade: Ensino Médio
Componente: Área de Linguagem
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula: fazer análise da letra da música “Saiba” de Arnaldo Antunes identificando o intertexto e o hipertexto existentes.
Duração das atividades: 04 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: os alunos farão uma pesquisa sobre intertexto e hipertexto na área de linguagem e a partir da fundamentação teórica da temática do hipertexto e do intertexto fazer a análise da música.
É possível estabelecer com a Interdisciplinaridade através dessa aula? Sim, as disciplinas de História e Filosofia ajudam a focar as temáticas da música.
Estratégias e recursos da aula:
1º Momento: socializaremos um breve histórico da pesquisa realizada sobre hipertexto e intertexto para que não haja dúvidas quanto ao conceito de cada um;
2º Momento: ouvir a música cantá-la assistindo o clipe pelo site do youtube.
3º Momento: pedir que os alunos encontrem recortes, imagens que se relacionem com a temática da música Saiba.
4º Momento: socializar as figuras e recortes que identifiquem a letra da música na relação do intertexto, ou seja, múltiplas vozes no texto e o contexto de que todos na letra da música são seres humanos e o que cada um vai ser depende do momento histórico.
5º Momento: estabelecer hiperlinks que liguem à relação foto/texto através de figuras, legendas, sinais como asteriscos.
Apresentação dos resultados:
→ os alunos perceberam as diferenças e semelhanças sociais, culturais e religiosas existentes;
→ as relações espaço/ambiente;
→ interpretaram a temática do amor e do cotidiano;
→ a suavização das batidas fortes e ritmo acelerado;
→ os aspectos sociais, lingüísticos e cognitivos da letra da música.
Recursos Complementares: além das aulas serem ministradas na sala da informática, foram utilizadas revistas, jornais, sites do youtube, do vagalume para fazer a interação dos hiperlinks.
Avaliação: será contínua ao longo da execução da atividade buscando perceber o nível de compreensão do texto (música) e a interação cognitiva.
Bibliografia:
- O hipertexto no Contexto Educacional/ Maria Helena Pereira Dias.
- KOCH - A Interação pela Linguagem. São Paulo.
- A Intertextualidade e o ensino da Língua Portuguesa/ Renata da Silva Barcellos.
- www.youtube.com
- www.vagalume.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário