quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Roteiro para Elaboração de um Plano de Aula

Escola Estadual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Muller”
Praça General Malet, 150 – QuilomboFone: 3322-0242

TEMA: HOJE, AGORA; ocorreu no passado: ONTEM, ANTEONTEM; ou irá ocorrer no futuro: AMANHÃ.

AUTOR: Sérgio Pereira Maiolini.

ESTRUTURA CURRICULAR:
Modalidade: Ensino Médio
Componente: Aula de Linguagem

DADOS DA AULA:
O que o aluno poderá aprender com esta aula – irá trabalhar os sinais de expressões temporais que indicam o tempo passado, presente e futuro. Mostrar como o tempo é marcado sintaticamente através de advérbios de tempo que indicam se a ação está ocorrendo no presente
Duração das atividades: 2 aulas de 50 minutos cada).

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno os conhecimentos prévios são noções de advérbios de tempo.

É possível estabelecer com a Interdisciplinaridade através dessa aula?

Através desta aula podemos citar outras disciplinas, fazendo ligação interdisciplinar, ou mesmo utilizar as matérias disciplinares para ensinar a Libras.

Estratégias e recursos da aula:
Trabalhar e reconhecer sempre em contexto com expressões e advérbio de tempo (freqüência).
Nunca, nunca mais, nunca vi
Sempre / continuar, mesmo (a), mesma coisa / mesmo lugar
Freqüentar / frequentemente

Apresentação dos resultados:
O professor apresenta os sinais, expressões e sinais soletrados e utilizando os contextos.
Exemplos:

1- NUNCA
Eu nunca viajei para Europa.
Ele (a) nunca comeu pizza de chocolate.
Ele (a) nunca visitou o zoológico.

2- NUNCA VI
Nunca vi um carro laranja.
Nunca vi bolo de tangerina.
Nunca vi uma zebra.

3- NUNCA MAIS
Nunca mais como pizza de alho porque o sabor é forte.
Nunca mais assisto filme de terror.
Nunca mais estudo de madrugada.

4- SEMPRE / CONTINUAR, MESMO (A)
Eu sempre leio antes de dormir.
Ele (a) sempre viaja para praia.
Ele (a) sempre faz bolo.

5- MESMA COISA
Ela fala a mesma coisa todo dia.
Ele usa a mesma camisa.
Ela sempre usa o mesmo esmalte.

6- MESMO LUGAR
Eles vão se encontrar no mesmo lugar.
A festa será no mesmo lugar.
Ela mora na mesma casa.

7- FREQUENTAR / FREQUENTEMENTE
Eu freqüento o curso de inglês desde os 10 anos.
Ele freqüenta a praia diariamente.
Ele falta as aulas frequentemente.

8- HOJE
Hoje eu vou passear.
Hoje vou no supermercado.
Que dia é hoje?

9- AGORA
Eu vou fazer prova agora.
Eu preciso tirar xerox agora.
Ela vai embora agora.

10- ONTEM
Ontem eu fui na rua 25 de março.
Ontem ela (e) foram ao clube.
Ontem fez muito frio.

11- ANTEONTEM
Anteontem teve sol.
Eu cheguei em São Paulo anteontem.

12- AMANHÂ
Amanhã eu vou pintar um quadro.
Amanhã é que dia?
O que você vai fazer amanhã?
Recursos didático-pedagógico:
Retro – projetor, folhas para exercícios, livro.:
Será utilizada projeção com frases em LIBRAS, palavras e dicionário de Libras em DVD.

Avaliação: A avaliação será feita através de dialogo sinalizado de forma que, em dupla, cada aluno produzirá 2 frases em LS, que será avaliado pelo companheiro, além da avaliação contínua.


Bibliografia:
- FELIPE, Tanya Amara . Libras em contexto - Curso Básico - Livro do Estudante. 8. ed. Brasília: MEC, 2007.
- QUADROS, Ronice Muller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1997.
- QUADROS, R.M. De & KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudo lingüísticos. ArteMed: Porto Alegre, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário