quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Boas Vindas

Olá cursistas da TIC!
Postem aqui o Plano de Aula sistematizado pelo grupo de professores bem como o Plano de Aula Individual.
Aproveitem para postar textos de interesse educacional, divulguem e utilizem como uma ferramenta a mais para a educação.
Esse é o blog de vocês - utilizem.
Bom trabalho!
Professora Formadora Itamara.

2 comentários:

  1. Que ótimo, só falta esta atividade para mim....

    ResponderExcluir
  2. EE Liceu Cuiabano Dona Maria de Arruda Muller
    Praça General Mallet, Bairro Quilombo, Cuiabá MT
    Plano de Aula

    Tema: fatores que alteram a velocidade das reações.
    Autor: Ana Paula Albonette de Nóbrega
    Estrutura Curricular: Química/Físico-Química
    Dados da Aula:
    O que o aluno poderá aprender com esta aula:
     Visualizar a velocidade das reações.
     Compreender a influencia da temperatura e superfície de contato na velocidade das reações.
    Duração das atividades: 2 aulas de 50 minutos cada).
    Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: Cálculo da velocidade das reações, Teoria das colisões, Equações Químicas.
    É possível estabelecer com a Interdisciplinaridade através dessa aula?
    Sim, pois as enzimas são componentes celulares que aceleram as reações do organismo, portanto pode-se trabalhar com a bioquímica.
    Estratégias e recursos da aula: Realizar experimentos práticos com água quente e gelada e comprimidos efervescentes para visualizar a diferença nas velocidades e elaborar conceitos.
    Recursos Complementares: Laboratório de Ciências.
    Avaliação: Análise da participação dos alunos na elaboração dos conceitos que expliquem os fenômenos ocorridos.
    Bibliografia:
    Universo da Química
    Bianchi, Albrecht, Daltamir
    Editora FTD
    1ª edição
    São Paulo
    2005

    ResponderExcluir