terça-feira, 8 de setembro de 2009

Roteiro para Elaboração de um Plano de Aula

Cabeçalho (nome da escola, endereço, cidade, telefone, data).
Tema (tema da aula, ex: Origem do Teatro Grego).
Autor e Co-autor(es) (os autores e professores que participaram do preparo da aula).
Estrutura Curricular (uma pequena listagem com: a modalidade, componente curricular e tema). Dados da Aula: (abaixo).
O que o aluno poderá aprender com esta aula (capacidades= habilidades + competências). Duração das atividades (estimativa de aulas necessárias para desenvolver a aula programada, ex: 6 aulas de 50 minutos cada).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno (conhecimentos já trabalhados anteriormente para que se dê prosseguimento a aula proposta, caso não tenha coloque: Não são necessários conhecimentos prévios).
É possível estabelecer com a Interdisciplinaridade através dessa aula? (caso sim coloque aqui quais as disciplinas que poderiam trabalhar e como – resumidamente)
Estratégias e recursos da aula (desenvolvimento da aula, os passos seguidos pelo professor, exemplo: Primeiro Momento, Segundo Momento, etc.).
Apresentação dos resultados (os resultados obtidos com a aula – trabalhos feitos pelos alunos e pelo professor).
Recursos Complementares (como sites de onde retiraram observações e sugestões, data-show, DVD, etc.).
Avaliação (O professor deverá definir em conjunto com a turma os critérios a serem avaliados, para que os alunos tenham consciência das capacidades a serem desenvolvidas durante a atividade.
Lembrando que a avaliação deve ser feita a cada momento, no sentido de avaliar todo o processo de aprendizagem do aluno, uma avaliação formativa). Bibliografia (consultada e de apoio).

Observação: Caros Cursistas-Professores, que lembrá-los que essa atividade será postada no Blog (internet), portanto, como professores, precisamos primar pela escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário