Olá cursistas da TIC!
Postem aqui o Plano de Aula sistematizado pelo grupo de professores bem como o Plano de Aula Individual.Aproveitem para postar textos de interesse educacional, divulguem e utilizem como uma ferramenta a mais para a educação.
Esse é o blog de vocês - utilizem.
Bom trabalho!
Professora Formadora Itamara.
Que ótimo, só falta esta atividade para mim....
ResponderExcluirEE Liceu Cuiabano Dona Maria de Arruda Muller
ResponderExcluirPraça General Mallet, Bairro Quilombo, Cuiabá MT
Plano de Aula
Tema: fatores que alteram a velocidade das reações.
Autor: Ana Paula Albonette de Nóbrega
Estrutura Curricular: Química/Físico-Química
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
Visualizar a velocidade das reações.
Compreender a influencia da temperatura e superfície de contato na velocidade das reações.
Duração das atividades: 2 aulas de 50 minutos cada).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: Cálculo da velocidade das reações, Teoria das colisões, Equações Químicas.
É possível estabelecer com a Interdisciplinaridade através dessa aula?
Sim, pois as enzimas são componentes celulares que aceleram as reações do organismo, portanto pode-se trabalhar com a bioquímica.
Estratégias e recursos da aula: Realizar experimentos práticos com água quente e gelada e comprimidos efervescentes para visualizar a diferença nas velocidades e elaborar conceitos.
Recursos Complementares: Laboratório de Ciências.
Avaliação: Análise da participação dos alunos na elaboração dos conceitos que expliquem os fenômenos ocorridos.
Bibliografia:
Universo da Química
Bianchi, Albrecht, Daltamir
Editora FTD
1ª edição
São Paulo
2005